COLUMBUS, Ohio — 3 de novembro de 2022: A Veeam Software, líder em soluções de backup, recuperação e gerenciamento de dados que oferecem Proteção de Dados Moderna, divulgou hoje as descobertas do Cloud Protection Trends Report 2023 da empresa, abrangendo quatro principais cenários “as-a-Service”: Infraestrutura como serviço (IaaS), Plataforma como serviço (PaaS), Software como serviço (SaaS) e Backup e Recuperação de Desastres como serviço (BaaS/DRaaS) ). A pesquisa descobriu que as empresas reconhecem a necessidade crescente de proteger seus ambientes SaaS. Por exemplo, quase 90% dos clientes pesquisados do Microsoft 365 usam medidas complementares em vez de depender apenas de recursos de recuperação internos. Estar preparado para uma rápida recuperação em caso de ataques cibernéticos e de ransomware foi o motivo mais citado para esse backup, sendo a conformidade regulatória o outro fator de negócios mais mencionado.
Destaques do relatório:
“A crescente adoção de ferramentas e serviços baseados em nuvem, intensificada pela mudança para o trabalho remoto e os atuais ambientes de trabalho híbridos, destaca as estratégias híbridas de TI e proteção de dados em todos os setores”, disse Danny Allan, CTO e vice-presidente sênior de Estratégia de Produto na Veeam. “À medida que as ameaças de segurança cibernética continuam aumentando, as organizações devem olhar além dos serviços tradicionais de backup e criar uma abordagem intencional que melhor se adapte às suas necessidades de negócios e estratégia de nuvem. Essa pesquisa mostra que as cargas de trabalho continuam se movendo com fluidez de datacenters para nuvens e vice-versa, bem como de uma nuvem para outra, criando ainda mais complexidade na estratégia de proteção de dados. Os resultados desta pesquisa mostram que, embora as empresas modernas de TI tenham feito avanços significativos na proteção de dados e nuvem, ainda há trabalho a ser feito.”
As descobertas do Veeam Cloud Protection Trends Report 2023 incluem:
Software como serviço (SaaS):
Infraestrutura como serviço (IaaS): embora organizações de todos os tamanhos agora adotem arquiteturas de nuvem híbrida, não é uma jornada de mão única para a nuvem que reduz a importância do datacenter moderno.
Platform as-a-Service (PaaS): Embora a maioria das organizações inicialmente tenham feito o “lift and shift” de servidores do datacenter para IaaS, a maioria concorda que a execução de cenários de TI fundamentais, como compartilhamentos de arquivos ou bancos de dados, como serviços de nuvem nativos é o futuro para cargas de trabalho de TI maduras:
Backup e recuperação de desastres como serviço (BaaS/DRaaS): Quase todos os ambientes IaaS/SaaS também utilizam serviços em nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados de alguma forma.
O relatório deste ano mostrou uma mudança significativa em relação ao ano passado, pois os clientes estão cada vez mais interessados em terceirizar seus backups e obter um nível de serviço de gerenciamento "turnkey" ou "White glove" em vez da equipe interna de TI continuar gerenciando a infraestrutura fornecida por BaaS. Essa mudança indica que a experiência e a confiança nos fornecedores estão aumentando e também pode apontar para os desafios do ano passado com a cadeia de suprimentos de talentos de TI.
O Veeam Cloud Protection Trends Report 2023, que surgiu a partir do relatório anual Veeam Data Protection Trends Report, é o resultado de uma pesquisa de uma empresa terceirizada que entrevistou 1.700 líderes de TI imparciais em 7 países (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Austrália, Nova Zelândia) sobre o uso de serviços em nuvem em cenários de produção e proteção para fornecer a maior visão da trajetória de estratégias híbridas em toda a empresa de TI moderna que é “cloud first”. O estudo de mercado foi realizado para entender as várias perspectivas sobre responsabilidades e metodologias relacionadas à operação e proteção de cargas de trabalho hospedadas em nuvem e considerações ao usar proteção de dados baseada em nuvem.
Baixe o Relatório de Tendências de Proteção na Nuvem Veeam 2023 completo em https://vee.am/CPT23. Para obter mais informações, visite www.veeam.com.
Sobre o relatório
A Veeam encomendou a pesquisa no outono de 2022 por meio de uma empresa de pesquisa independente. O relatório pesquisou 1.700 líderes de TI imparciais sobre o uso de serviços em nuvem em cenários de produção e proteção, com personas representativas para cada cenário, sendo solicitadas para que as diferenças entre as perspectivas das personas, bem como direcionadores de estratégia e metodologias de backup, pudessem ser reunidas.
Este foi um estudo de mercado amplo sobre organizações imparciais que executam pelo menos uma carga de trabalho de produção em alguma nuvem (IaaS, PaaS ou SaaS). A pesquisa foi realizada em nome da Veeam para entender as perspectivas, responsabilidades e metodologias das várias personas relacionadas à operação e proteção de cargas de trabalho hospedadas na nuvem, bem como considerações ao usar a proteção de dados baseada na nuvem.
Sobre a Veeam Software
A Veeam é líder em Proteção de Dados Moderna. A empresa oferece soluções de backup, recuperação e gerenciamento de dados por meio de uma única plataforma para ambientes Cloud, Virtual, Físico, SaaS e Kubernetes. Os clientes da Veeam estão confiantes de que seus aplicativos e dados estão protegidos contra ransomware, desastres e agentes nocivos e sempre disponíveis com a plataforma mais simples, flexível, confiável e poderosa do setor. A Veeam protege 450.000 clientes em todo o mundo, incluindo 81% da Fortune 500 e 70% da Global 2.000. Com sede em Columbus, Ohio, com escritórios em mais de 30 países, o ecossistema global da Veeam inclui mais de 35.000 parceiros de tecnologia, revendedores e provedores de serviços e parceiros de alianças. Para saber mais, visite https://www.veeam.com ou siga a Veeam no LinkedIn @veeam-software e Twitter @veeam.