O VMware vMotion é um recurso do vSphere que possibilita mover uma máquina virtual VMware em execução de um host para outro, sem impactos significativos no seu ambiente de produção. O VMware vMotion foi introduzido em 2003 e agora faz parte de quase todas as edições do VMware vSphere, exceto o vSphere Essentials Kit, que é projetado para ambientes virtuais pequenos.
Há vários cenários em que o VMware vMotion pode ser útil, como a manutenção programada de hardware quando for necessário mover suas VMs para outro host ESX(i) por um período curto sem tempo de inatividade e para a migração proativa de VMs atualmente executadas em servidores com desempenho insuficiente. Se a sua licença do vSphere inclui o VMware vMotion, parabéns. Você é um administrador de virtualização de sorte! Mas o que fazer se a sua licença do vSphere não tiver esse recurso OU se você precisa disso somente para um projeto de uso único? Nesse caso, a Migração Rápida da Veeam pode ser a solução.
O que é a Migração Rápida? Migração Rápida é um recurso do Veeam Backup Free, uma edição completamente gratuita do Veeam Backup & Replication (sem data de validade!). Embora a Migração Rápida esteja incluída em todas as edições dos produtos de backup da Veeam, falaremos somente sobre os itens gratuitos, já que esse é um guia rápido para migrar máquinas virtuais ativas do VMware:
- Faça o download do Veeam Backup Free Edition;
- Instale o Veeam Backup Free Edition em uma máquina física ou virtual com um sistema operacional Windows. Esse é um processo simples, basta clicar em “próximo” até concluir a instalação. Isso leva 15 minutos. As instruções passo a passo estão aqui;
- Antes de executar a Migração Rápida, adicione os hosts ESX(i) de origem e destino à árvore do inventário no console do Veeam Backup. A interface de usuário é bastante intuitiva e essa ação não é complicada. Mas se quiser se certificar de que tudo está correto, dê uma olhada aqui.
Pronto! Próxima pergunta: Como migrar minhas VMs do VMware usando a Migração Rápida?
A Migração Rápida permite que você migre uma VM ativa entre hosts e/ou datastores. Selecione a VM, clique com o botão direito e selecione Quick Migration (Migração Rápida):
O assistente inclui várias etapas intuitivas.
Isso é tudo!
Comentários adicionais:
- A Migração Rápida pode ser útil quando você precisa migrar VMs do VMware entre hosts VMware ESX(i) sem interrupções aparentes e o VMware vMotion não está disponível, OU quando precisa mover VMs ativas entre datastores separados e o vSphere Storage vMotion não está disponível. Em ambos os casos, a Migração Rápida da Veeam usará a tecnologia proprietária SmartSwitch para ajudar você a migrar VMs.
- De modo geral, a Migração Rápida funciona com VMs VMware em qualquer estado, mas esse recurso torna-se incrivelmente valioso quando a sua VM está em execução e você não deseja causar um grande impacto no tempo de atividade do sistema fazendo uma migração off-line.
- A Migração Rápida pode mover várias VMs do VMware entre a origem e o destino simultaneamente e não uma de cada vez.
- A Migração Rápida só está disponível para o VMware, não para o Hyper-V.
- O Veeam Backup Free Edition exige no mínimo a edição paga do VMware ESXi por causa das restrições de API do ESXi Free.
Espero que essas informações sejam úteis. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Para obter mais informações, você pode ler:
- Veeam Help Center: Veeam Backup & Replication for VMware vSphere
- As páginas do Veeam Backup Free Edition e Veeam Backup & Replication
- Folhas de dados, guias do usuário, perguntas frequentes sobre licenças e outros documentos úteis
- Veeam University – Cursos on-line gratuitos para usuários finais