A Veeam publicou recentemente o maior projeto de pesquisa independente do gênero sobre ransomware, o Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022. Embora uma grande parte da pesquisa seja sobre a disseminação do ataque e das tecnologias usadas antes ou depois, algumas descobertas significativas surgiram da comparação de visões das quatro funções entrevistadas:
- 400 Profissionais de Segurança
- 200 Executivos CISO
- 200 Responsáveis por Operações de TI
- 200 Administradores de Backup
Cada uma dessas funções tem uma contribuição única durante a preparação e a remediação, além da prevenção e da detecção. Sem surpresas, as quatro funções nem sempre concordaram quanto ao bom andamento de suas colaborações, nem sobre o quanto suas organizações estavam preparadas para remediação após ransomware.
Essa é a mais recente edição de uma série em blog que, esperamos, o equipará para ter novas conversas usando os dados do setor:
- Visão geral do Projeto sobre Tendências de Ransomware
- O problema: disseminação e causas do ransomware
- Remediação: análise mais profunda em resgates, restaurações e recuperabilidade
- Lições aprendidas e tecnologias para o futuro
A análise dos resultados da pesquisa com 1.000 organizações imparciais – que perseveraram após um ataque virtual – encerra a nossa série em blogs. Esperamos que ela tenha sido útil. Caso tenha alguma dúvida relacionada à pesquisa, entre em contato conosco em StrategicResearch@veeam.com.
Para saber mais sobre as abordagens da Veeam para a recuperação depois do ransomware, clique aqui.
Não se esqueça de fazer o download do Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022.