A Veeam publicou recentemente o maior projeto de pesquisa independente do gênero sobre ransomware, o Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022. Nas próximas semanas, vamos destrinchar algumas das principais descobertas dessa pesquisa, a começar por “Tecnologias e metodologias de remediação contra esses ataques”.
- A primeira lição fundamental trata de como as empresas garantiram a capacidade de restaurar “dados limpos” de volta ao ambiente de produção:
- Igualmente interessante foi como as empresas se certificaram de que tinham mídias recuperáveis protegidas contra agentes maliciosos, incluindo storage imutável ou isolado:
- Por fim, como as empresas reduziram substancialmente seu tempo de recuperação e aumentaram as chances de sucesso da recuperação por meio de orquestração e fluxos de trabalho:
Os recursos de detecção têm funcionalidade limitada para bloquear ataques virtuais. Quando os ataques são bem-sucedidos, os líderes de negócios querem saber quão rápido as operações podem voltar ao normal, com alguns colocando esse desejo acima da investigação do ataque. A Veeam compreende a pressão sobre as equipes investigativas e de backup. É por isso que temos múltiplas opções de recuperação que permitem que você otimize seus processos de recuperação e restaure rapidamente múltiplas máquinas ao mesmo tempo. Além disso, fornecemos ferramentas que permitem que você recupere sistemas e aplicações em um ambiente isolado da rede para fazer verificações de integridade, que incluem a verificação de aplicações, como a execução de comandos específicos do Microsoft Active Directory ou SQL para garantir a integridade das aplicações. Reunir esses recursos nos permite virar o jogo contra os agentes maliciosos, fazendo da recuperação de um ataque por ransomware a opção mais rápida e econômica, tornando o mantra “não pague o resgate” uma realidade.
Isso faz parte de uma série em blog durante as próximas semanas que, esperamos, o equipará para ter novas conversas usando os dados do setor:
- Visão geral do Projeto sobre Tendências de Ransomware
- O problema: disseminação e causas do ransomware
- Remediação: análise mais profunda em resgates, restaurações e recuperabilidade
- Lições aprendidas e tecnologias para o futuro
Esperamos que a série seja útil. Caso tenha alguma dúvida relacionada à pesquisa, entre em contato conosco em StrategicResearch@veeam.com. Para saber mais sobre as abordagens da Veeam para a recuperação depois do ransomware, clique aqui.
E não se esqueça de fazer o download do Relatório sobre Tendências de Ransomware em 2022.